sábado, 28 de março de 2015

AT4. PV - DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES DA ESCOLA

AT4.PV-Produção Textual 
DEFINIÇÃO DAS PRIORIDADES DA ESCOLA
A Escola Municipal Prof. Edemir Antônio Digiampietri, considerando o contexto de elaboração seu Projeto Político Pedagógico realizou um momento de definição das prioridades
Considerando os aspectos e as dimensões de um Projeto Educativo pautado em uma educação de qualidade e nos princípios da gestão democrática onde toda comunidade escolar esteve envolvida, as necessidades que foram percebidas, ficam aqui registradas, destacando-se os aspectos que necessitam especial atenção, ou seja, as seguintes prioridades:

·          Vasconcellos (2000) também esclarece que o diagnóstico não é um simples retrato da realidade ou um mero levantamento de dificuldades. Para ele o diagnóstico é, “antes de tudo, um olhar atento à realidade para identificar as necessidades radicais, e/ou o confronto entre a situação que desejamos viver para chegar a essas necessidades” (p. 190).


1 - Envolvimento dos pais
Um dos diagnósticos feitos com da comunidade escolar é que maioria dos responsáveis não se importa como se dá a educação dos seus filhos, não se interessam em saber se as escolas educam ou não as crianças. Elas enxergam a escola como uma forma de garantir que as crianças estejam em segurança durante o período de trabalho, e também preocupam-se em alimentá-las, ou seja, não participam ativamente da aprendizagem das crianças.
 Quando os responsáveis são chamados para comparecer na escola, quase sempre deixam de se apresentar, justificando que trabalham e não tem tempo.
Nas reuniões de pais a frequência é sempre comprometida, mesmo que se oferte de diversas formas, é sempre uma luta, conseguir a presença de mais de 50% dos responsáveis, ou quando comparecem, muitas vezes já chegam querendo saber qual é a hora para acabar.
O mundo moderno trouxe para as famílias uma necessidade enorme de dividir as responsabilidades financeiras, e até mesmo por questões de realização profissional e pessoal, os pais dedicam muito tempo as necessidades laborativas, deixando de lado as questões que envolvem a dedicação aos estudos e ao acompanhamento da vida escolar dos alunos, ou seja, estamos na contramão da perspectiva de parceria com as famílias, a todos é oferecido o direito à educação, as crianças em geral não precisam arcar com a responsabilidade do trabalho como antigamente, mas por outro lado estão desassistidas da demanda de apoio e incentivo familiar para os estudos.
O resultado educacional é uma consequência secundária embora os pais saibam que uma boa educação é importante para o futuro de seus filhos, eles ainda não se deram conta de que a escola não poderá ser o único responsável pela educação de qualidade.

2 - Melhorar os índices de aprendizagem dos alunos
Outra questão definida como prioridade importante, é a garantia de qualidade nas aprendizagens dos alunos, nas competências básicas.
O foco na aprendizagem dos alunos com certeza é a marca registrada da escola, contudo, sempre é possível melhorar, a escola vem conseguindo progressos no aprendizado, contudo nos conteúdos de matemática ainda enfrenta uma dificuldade de avanço significativo, abaixo tabela de demonstração dos últimos resultados da Prova Brasil nos Anos iniciais do Ensino Fundamental.

Esfera
Matemática
2005
2007
2009
2011
Brasil
182.38
193.48
204.30
209.63
   Estado
182.79
193.76
212.91
221.69
 Município
193.20
204.98
225.47
226.47
Escola
173.83
188.81
212.32
213.84

Ao tratar o resultado das avaliações externas como um diagnóstico, a equipe percebeu que as crianças estavam com dificuldades para efetuar as operações básicas da matemática, mesmo considerando o fato de que houve avanços, as avaliações internas também indicam algumas dificuldades pontuais.  

·          O que são indicadores? Indicadores são sinais que revelam aspectos de determinada realidade e que podem qualificar algo. Por exemplo, para saber se uma pessoa está doente, usamos vários indicadores: febre, dor, desânimo. Para saber se a economia do país vai bem, utilizamos como indicadores a inflação e a taxa de juros. A variação dos indicadores nos possibilita constatar mudanças (a febre que baixou significa que a pessoa está melhor; a inflação mais baixa no último ano indica que a economia está melhorando). Aqui, os indicadores apresentam a qualidade da escola em relação a importantes elementos de sua realidade.
·          (Indicadores de qualidade na educação

A dificuldade em Matemática não tão simples de se explicar, pois se trata de uma disciplina complexa que reflete alguns tabus, que muitos não se identificam com ela. Alguns fatores mentais, psicológicos e pedagógicos também podem influenciar na aprendizagem dos conteúdos de Matemática.
Pesquisas revelam que em geral grande parte dos alunos apresenta baixo nível de proficiência em relação a essa disciplina.
Sabemos que as dificuldades de alfabetização matemática é uma questão complexa, portanto caracteriza-se num desafio para escola, numa prioridade de aprendizagem.  

3 - Construção do Projeto Político Pedagógico da Escola
A definição dessa prioridade nasceu da necessidade de consolidar os princípios da gestão democrática e em especial a construção da identidade da escola.
A EM Prof. Edemir Antônio Digiampietri, assim como outras escolas da rede municipal de educação estão passando pelo mesmo processo de construção do PPP, contudo para a realidade dessa escola, esse processo atende as questões mais complexas de conhecimento da comunidade e da realidade escolar, consolidando assim a sua identidade.  
A escola já passou por outros momentos de busca dessa identidade, contudo, fatores externos dificultaram a realização total dessa proposta, portanto esse momento é muito propicio para efetivação do Projeto Político Pedagógico.

4 – Reforma e aquisição de materiais
            A realidade da escola encontra fragilidades na questão financeira, e isto reflete nas necessidades de melhorias físicas e na oferta de materiais, em geral os recursos oficialmente recebidos não são suficientes para atender a essa demanda.
Dessa forma a escola enfrenta desafios como problemas na estrutura, e nas manutenções básicas,  adaptações , reformas,  aquisições de materiais.
Diante dessa situação, é uma das prioridades da escola, conseguir encontrar condições para solucionar essa questão.

Participação da comunidade
Este trabalho foi realizado com o propósito de contemplar a atividade solicitada no Curso de Pós Graduação em Gestão escolar na Ufscar, tendo também como foco analisar a participação da comunidade escolar.
Valendo-se do princípio descentralizador da gestão escolar, utilizando-se do espaço que concede a comunidade e colocando em prática os princípios da Gestão Democrática e Participativa, este trabalho realizou-se tendo como pressuposto a Construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, portanto, verifica-se que a escola apresentou uma excelente organização e ofertou diversas formas de participação, portanto o resultado dessa avaliação foi muito positivo.

Momentos de Participação - Definição das Prioridades. 





Fonte: 
Plano Anual de Trabalha EM Profº Edemir Antonio Digiampietri
Bibliografia:
Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico - www.celsovasconcellos.com.br
Indicadores de Qualidade na Educação:



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