quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O papel da inclusão digital na gestão escolar

Incluir digitalmente é abrir novos horizontes, é se adequar à nova ferramenta que ganha a cada dia mais espaço em todas esferas sociais.
Em todo o mundo há uma forte tendência de inclusão digital no cotidiano, atendendo a necessidade de ganhar em qualidade de vida, na medida em que ganha tempo fazendo uso da tecnologia. Nesse contexto, a inclusão digital resulta em inclusão social.
Mas a inclusão digital não acontece de maneira simples, ou seja, não basta apenas conectar o cidadão, é preciso fornecer ferramentas que favoreçam o uso correto.
(...) A inclusão digital é, deste modo, parte de algo maior, de uma inclusão social,
o que está imbuído de outras consequências muito mais complexas do que somente o
mundo ideal projetado acima. Em um país onde cerca de 10% da população é
absolutamente analfabeta e grande parte dos demais é, de fato, analfabeto funcional,
como pensar em inclusão digital? Em outras palavras, como possibilitar
que as pessoas possam usar as tecnologias para alcançar avanços em sua
condição   social, se estas pessoas não sabem sequer ler e escrever,
ou mesmo que    saibam,  não conseguem
organizar pensamentos em textos coerentes, nem conseguem entender o que leem?
              Inexoravelmente, é impossível se pensar em inclusão, seja qual for a sua natureza,            
sem pensar em algo que precede tudo isso: educação.

Nas escolas houve um crescimento expressivo da informatização, pois apropriar-se desse recurso oferece oportunidades de colaborar para um ambiente mais comunicativo e interativo. 
Dessa forma, o assunto inclusão digital torna-se um diálogo com a relação da inclusão digital na gestão escolar, sendo que o primeiro ainda está nos exercícios para conseguir adequar e manter a qualidade na comunicação, e o segundo caminha para se alinhar em propostas e ideias inovadoras dentro do âmbito educacional, é uma proposta que se permite realizar um trabalho mais aprofundado, pois certamente as novidades do micro e do macro da inserção da gestão escolar neste ciberespaço, ainda não são suficientes para saber especificamente como ela se dá no cotidiano, porém possibilita a reflexão a abertura de troca de ideias.
O termo Inclusão Digital ainda é muito incipiente. Pouco se pode concluir
como absolutamente certo ou absolutamente errado. Há muito que evoluir e com o
passar dos anos, certamente o nosso entendimento do que seja, de fato, a Infoinclusão
irá se alterar.
O grande passo que este texto pretende dar é fomentar a reflexão e o debate
de o porquê trabalhar com as tecnologias da internet. Qual o motivo? Qual a
motivação? Para quem? Por quê? São questões como essa que irão permear todo o
trabalho em ferramentas digitais e são fundamentais para o trabalho do gestor
educacional.

Na relação gestão escolar e inclusão digital inicialmente é possível perceber que possibilita condições de adequação às condições de trabalho, melhorando a logística da comunicação, dialogando com a importância de re(pensar) a prática para além dos muros da escola. O uso dessas tecnologias ajuda reduzir custos, além de tornar a gestão mais transparente, ágil e segura.
Nas escolas ainda pouco se fala em inclusão digital, pois ainda encontramos resistência ao uso das tecnologias para mediar a aprendizagem. É preciso melhorar a relação entre educação e tecnologia. Nossos alunos precisam ter acesso às informações e tecnologias favorecendo o uso correto dessa ferramenta útil e eficaz. 
Hoje nas escolas começam a ser oferecidas oportunidades para motivar os alunos, pois o aprender e o ensinar para as gerações futuras deve estar englobar mecanismos tecnológicos, para que se desenvolvam novas ideias e os familiarizem e os conectem com o mundo virtual, para onde futuramente onde serão forçados a conseguir manter uma boa e proveitosa relação.



BIBLIOGRAFIA
MONTANARO, Paulo Roberto: A internet e a inclusão digital – Material Didático das Oficinas Tecnólógicas. Curso de Gestão Escolar. 2014


2 comentários:

  1. Elianne, realmente não é possível falar em inclusão digital sem promover a inclusão social. Inclusão digital e social são processos interligados.
    Abç! Luiza

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    1. Isso mesmo Luiza Moura. Obrigada pelo comentário, muito bom saber que estamos interagindo. abraço

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